Programação

Dia 17 de outubro de 2011

8h00 - Palestra de Abertura: Erick Felinto (UERJ).

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialiazção (ABD) pela Universidade da California, Los Angeles em Línguas e Literaturas Românicas (1997) e doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), além de ter realizado estágio de Pós-Doutoramento Sênior na Universität der Künste Berlin sobre Teorias da Mídia alemães (2010-2011). É autor dos livros "A Religião das Máquinas: Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura", "Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura, "Passeando no Labirinto: Textos sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação", "Silêncio de Deus, Silêncio dos Homens: Babel e a Sobrevivência do Sagrado na Literatura Moderna", entre outros. Atualmente é pesquisador do CNPq, Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura (ABCIBER: biênio 2009-2011), Coordenador do GT - Comunicação e Cibercultura da Compós e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Foi Presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) no biênio 2007-2009, é membro fundador da ABCIBER e foi membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (SOCINE) entre 2005 e 2009.  Recentemente trabalhou como parceiro da Universität der Künste Berlin, sob a supervisão de Siegfried Zielinski, na produção do DVD "We Shall Survive in the Memory of Others", contendo as últimas entrevistas dadas pelo filósofo Vilém Flusser. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cibercultura, Comunicação, Imaginário, Cinema e Novas Tecnologias. 

*Texto parcialmente retirado do Currículum Lattes do autor.

10h00 - Painel Intermestrandos

Mesa redonda formada por alunos do Mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (UFG) para debate acerca do tema do evento, “Cultura, convergência e mobilidade”.

14h00 - Início dos GT's 

O seminário será dividido em três GT's. 


GT 1 - Cibercultura: A produção cultural midiática na sociedade contemporânea, as identidades e as subjetividades. A cultura das mídias, a felicidade e consumo. As instituições sociais e os processos de midiatização. A cultura das mídias e as novas formações identitárias. Os dispositivos tecnológicos e as esferas públicas virtuais. A cultura em rede e as novas formas de participação política. Cibercidades, cibercidadania, e atisvismos em rede. A virtualização da linguagem, da economia e dos afetos. As enunciações discursivas na rede e o mundos dos negócios. O ciberespaço, as  tecnologias intelectuais e as funções cognitivas humanas: a memória (bancos de dados, hipertextos, fichários digitais [numéricos. Web 2.0: as redes sociais e as novas socialidades. 

GT 2 - Audiovisual: Poéticas Visuais e Processos de Criação . As linguagens e narrativas, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas. A arte e a imagem: a história as teorias, as críticas no contexto social  contemporâneo. Produção, interpretação e recepção dos produtos da arte. A economia dos bens simbólicos e o estatuto das artes. As novas tecnologias, os novos pensamentos e as novas enunciações  discursivas. A cultura da interface, novas leituras e novos objetos  artísticos. A cultura, o trabalho de arte e o campo econômico. As políticas culturais e as manifestações artísticas. Mecenatismo e as políticas de Estado e  empresariais e a liberdade criativa.

GT 3 - Mídia, Identidade e representação social: A mídia e os processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania política. Mídia, poder e democracia nas sociedades contemporâneas. Mídia, identidades, subjetividades; Os processos formativos da sociedade e as relações entre a mídia e a política. Intervenções midiáticas na formação e dinâmica de esferas públicas democráticas, plurais e emancipatórias. Mídia, violência e representação social. As representações sociais, as  as práticas comunicacionais e o uso da linguagem, nas narrativas e nos discursos midiáticos. Os meios de comunicação social como instrumentos culturais nas mediações do processo de construção da identidade e da sociabilidade.